Terminologias da Construção Civil

Sabe aquelas conversas no grupo do whats que te dão varias ideias?
Então esse artigo de hoje foi feito a partir de uma das muitas conversas em um dos grupos de engenharia que participo e sempre aprendo muito, um amigo falou sobre uma dúvida de uma colega de sala dele que não entendeu o que é baldrame. 
Dai pensei quanto termos na construção civil que também não sabia e só aprendi por curiosidade porque a pratica ainda não me proporcionou isso, como o que é pé direito? radier? Entre muitos outros por ai. Então com base em pesquisa vou tentar explicar bem simplificado ou de forma mais genérica algumas dessas termologias usada na construção que nem todos sabem.


Radier
"é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. O radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.

O radier é executado em obras de fundação quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70 % da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais." http://www.escolaengenharia.com.br/radier/

http://www.unicamp.br/unicamp/ju/634/estudo-analisa-o-uso-de-radiers-estaqueados-em-solos-tropicais


Fundação todo estudante de engenharia civil sabe que é a alma da construção essa tal de fundação, contudo é bem mais complexo explicar ou definir, "são estruturas realizadas em obras com a finalidade de transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo. As Fundações de Construção Civil são essenciais no processo de construção de uma edificação, que começa pela sondagem do terreno que ela será erguida. Primeiramente, é preciso analisar todos os critérios técnicos que condicionam a escolha de um tipo ou outro de Fundações de Construção Civil."

"As Fundações de Construção Civil de Estacas Metálicas são utilizadas em obras de fundações profundas, consistem no fornecimento e cravação, devidamente dimensionados para as seções das estacas e profundidade a serem atingidas no projeto de fundações. http://sete.eng.br/estacas-metalicas-1024-servico-10881.

As Fundações de Construção Civil com Estacas de Compactação são utilizadas para o melhoramento da resistência das camadas superficiais de terrenos arenosos, no intuito de aumentar a tensão admissível do solo para o assentamento das fundações diretas. http://sete.eng.br/estacas-de-compactacao-areia-e-brita-compactada-1024-servico-10884."



E as sapatas o que são???
"Sapata é um elemento de fundação rasa ou superficial de concreto armado que geralmente tem a sua base em planta quadrada, retangular ou trapezoidal. As sapatas de fundação são dimensionadas para que as tensões de tração que atuam sobre a fundação sejam resistidas pela armadura e não pelo concreto."


Concreto Armado

É chamado de concreto armado a junção do concreto propriamente dito com estruturas de aço em seu interior, pois isso este nome. 
Essas armações são feitas para atender as deficiências do concreto para resistir a esforços de compressão e tração que no próximo artigo vou explicar um pouco mais sobre isso.


Pé Direito

"Pé direito é a altura que fica entre o piso e o teto da casa na parte interna. Para quem está dentro da casa pode-se afirmar também que o pé direito é a altura da parede mais a laje. Este conceito embora simples é importante pois poderá causar alguns impactos negativos na casa se for mal observado, como é o caso do pé direito muito baixo. http://www.casadicas.com.br/dicionario/o-que-e-pe-direito-na-construcao-de-uma-casa/

"É uma expressão muito utilizada na engenharia e arquitetura e refere-se à distância vertical entre o piso e a parte inferior do teto ou forro. Um pé-direito baixo seria uma medida próximo a 2,40 m e pé-direito considerado alto que vai de 3m até alturas maiores de 6m. Na arquitetura, uma construção com pé-direito elevado ajuda na ventilação e uma com pé-direito baixo causa uma maior sensação de aprisionamento e, também, uma maior carga térmica sobre os moradores." http://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-pe-direito.html

Baldrame

Você sabe o que são Vigas Baldrames? Baldrames são as vigas que ficam normalmente um pouco abaixo do nível do solo. Nos baldrames, amarram entre si o topo das estacas ou brocas com as armações de ancoragem e as bases dos pilares.

A viga baldrame pode ser considerada a própria fundação. No caso de terrenos firmes e cargas pequenas, pode-se utilizar este tipo de fundação rasa e bem econômica que, nada mais é do que uma viga, calculada como viga sobre base elástica e construída em uma escavação com pouca profundidade, destinada a suportar a carga de todas as paredes de uma construção, transferindo-a as brocas e estacas e ao solo.
As vigas baldrame, são utilizadas em fundações que requerem pouca profundidade. Recomenda-se que as cargas a serem suportadas pelas vigas sejam pequenas, toda viga baldrame deve ser devidamente dimensionada para a devida carga que será suportada. Seu uso traz economia à obra e auxilia a distribuição do peso de lajes e paredes para ao solo. Caso necessite de uma fundação mais profunda, use a viga baldrame com blocos de fundação. Em dias de chuva, o indicado é suspender a obra, pois é impossível fazer um bom trabalho de fundação com o terreno molhado.

Detalhes das Vigas Baldrames

As Vigas Baldrames são vigas de formato retangular, moldadas no local (in loco), dependendo do caso pode ser pré-moldadas, com a função de receber cargas das paredes e transferi-las aos blocos de fundação ou as brocas ou ao solo. O uso das vigas baldrame também proporciona travamento entre os blocos de fundação, distribuindo os esforços laterais e restringindo parcialmente o giro em sua direção.
Faça sempre a viga de no mínimo a espessura das paredes, se a parede for, por exemplo, de um tijolo, faça a viga de largura de um tijolo e meio. Se o terreno não for firme faça um alicerce ainda mais largo e aprofunde a vala de seu alicerce a mais de 40 cm de profundidade, até alcançar um terreno firme e que não contenha raízes de plantas.

Fazendo o dimensionamento correto das vigas baldrames e bem executado com profissionais qualificados, evita problemas futuros, o surgimento recalques e de trincas nas paredes.
Para regularizar o nível da vigas baldrames em função da declividade do terreno deve ser executado uma alvenaria de embasamento e em seguida a impermeabilização da fundação. https://engcarlos.com.br/o-que-sao-vigas-baldrames/


Caso vocês tenham alguma explicação que achem que pode melhorar ou simplificar é só comentar ou até mesmo algo errado estamos abertos a melhorar sempre. 





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas